Design sem nome (1).jpg

Últimos dias do FALA São Chico 2023 trazem sessões de cinema e oficinas gratuitas à população

O sábado (24) contará ainda com uma Feira Junina e diversas manifestações artísticas da comunidade no Palco Aberto da CineTenda do Festival

 

 Oficinas de formação, festival de cinema, apresentações artísticas, Feira Junina e a aguardada Cerimônia de Premiação — o II Festival Audiovisual Latino-Americano de Documentários de São Francisco do Sul, FALA São Chico 2023, reserva uma programação rica em cultura em seus últimos dois dias. Com acesso inteiramente gratuito, a população pode se programar para as atividades que ocorrem da manhã até à noite nesta sexta-feira (23) e sábado (24) em três pontos: a CineTenda do Festival na Praia da Enseada, o Instituto Federal Catarinense (IFC) e na EEB Professor Nicola Baptista.
 

A sexta-feira inicia com o Festival de Cinema na Escola, atividade na qual a EEB Professor Nicola Baptista é anfitriã do FALA São Chico 2023, exibindo a Mostra Infantojuvenil em sessões privadas no período matutino e vespertino. Os filmes que fazem parte da Mostra são: Cota Não é Esmola, de Val Gomes; Esquecimento, de Uri Bezerra Soares; La Ferroviaria, filme do Equador, realizado por participantes da oficina "Living Legends"; Flores da Macambira, dirigido pelas crianças e adolescentes da Comunidade de Macambira/RN, através do Projeto Animação Ambiental; El Tigre y el Totumo, também de participantes da oficina “Living Legends”, da Colômbia; e Yasmin, da diretora Ludmila Curi.
 

A partir das 9h, no Instituto Federal Catarinense – IFC, iniciam as atividades presenciais das oficinas Faça seu curta documentário, ministrada pela documentarista Kátia Klock, e Direção de Fotografia, com o diretor de fotografia Marx Vamerlatti, que seguem até às 17h. À noite, na orla da Praia da Enseada, dançarinas do Studio Mova apresentam o espetáculo de dança Ensaio sobre Elas, às 19h. Em seguida, a sessão de curtas exibe: Repugnancia, filme do México, de Benjamín Romero Salinas; Essa Terra é Meu Quilombo, de Rayane Penha; Romão, de Clementino Junior; Juanchito: El Limpia Alcantarillas, filme colombiano de María Isabel Caro Zamora; Apenas Mais Um Dia, da diretora catarinense Samantha Joanne; e Nhãndê kuery mã hi'ãn rivê hê'yn (Não Somos Apenas Sombras), de Dino Menezes.
 

No sábado, dando continuidade às oficinas, Kátia Klock e Marx Vamerlatti aguardam os participantes na IFC a partir das 9h. Como no dia anterior, a atividade encerra no fim da tarde. Pela manhã, a CineTenda, na Praia da Enseada, exibe às 10h o longa-metragem  5 Vezes Chico - O Velho e sua Gente, dirigido por Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes. O filme faz parte da Sessão Inclusiva, que conta com audiodescrição, Legenda para Surdos e Ensurdecidos – LSE e redução no volume do som, para maior conforto do público neurodivergente. 
 

Após o fim da sessão, estarão abertas pela orla da Praia da Enseada as barracas da Feira Junina, em comemoração ao dia de São João. Às 12h também iniciam-se as apresentações artísticas da comunidade no Palco Aberto do Festival. Doze artistas estão confirmados, e as performances incluem dança, música, declamação de poesias, improvisação de rimas, roda de capoeira, cantorias de boi de mamão, apresentação circense, entre outras.
 

No início da noite, com o fim das oficinas e apresentações, a Cerimônia de Premiação tem início na CineTenda. O público conhecerá os vencedores do FALA São Chico 2023, que receberão o Troféu Panvision e o Prêmio Apoiador. Em seguida, para encerrar o Festival, será exibido o longa-metragem convidado Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente, também numa sessão acessível, com Libras e LSE.
 

O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual, DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Navega e Naymovie. Com apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Instituto Federal Catarinense. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
 

O FALA São Chico acontece no estacionamento próximo ao antigo posto na Praia da Enseada. Acesse a programação completa aqui no site e nas redes sociais @falasaochico.