falasc-programa-site-banner.png

Divulgada a programação oficial do Festival de Cinema FALA São Chico

Com atividades de formação, palestras, sessões de cinema e agenda cultural toda gratuita, o primeiro Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul exibirá no Cine Teatro X de Novembro 31 filmes de sete países

A primeira edição do FALA São Chico será realizada durante os dias 25 e 28 de maio, em São Francisco do Sul (SC) e traz extensa programação totalmente gratuita. A Associação Cultural Panvision, realizadora do evento, divulga nesta terça-feira (10) a programação oficial do festival, que é composta pelas sessões de cinema - duas mostras competitivas e também filmes convidados -, oficinas de formação, palestras, apresentações musicais, feira de artesanato; tudo ambientado no Centro Histórico de São Francisco do Sul, às margens da Baía da Babitonga, o que oferece aos participantes uma verdadeira agenda cultural e turística durante os quatro dias do FALA São Chico.
 

Os 27 filmes selecionados para as Mostras Competitivas: Mostra Infantojuvenil e Mostra Curtas, que se subdivide em Mostra Catarinense e Mostra Latino-Americana, serão apreciados pelo Júri Oficial e concorrem a mais de 25 mil reais em prêmios de empresas parceiras da Panvision. Ao fim de cada sessão, o público também poderá votar no filme favorito. A obra que tiver melhor resposta do público levará o troféu Panvision de Melhor Filme eleito pelo Júri Popular.
 

A programação abre na quarta-feira, dia 25, às 18h30, com a apresentação musical, em frente ao Cine Teatro X de Novembro, da banda Eleanor, com os músicos Alana Wipprich e Marcos Jumes.

 

A Cerimônia de Abertura inicia às 19h30, e logo a seguir a primeira sessão de curta-metragens com os filmes catarinenses Cores da Penha, dirigido por Jonatan Gentil e Nascentes do Saí, de Teno Broll. Na sequência, o documentário argentino Amanecer de Tambo, de Rodrigo Del Canto, o pernambucano Cabocolino, dirigido por João Marcelo e o paulista, Pegadas, de Manu Sobral. Encerrando a primeira noite, os filmes SilencioVozRuido (Peru), dirigido por Gonzalo Lugon, e Saindo com Estranhos da Internet (SP) de Eduardo Wahrhaftig.
 

Na quinta (26), a programação começa pela manhã, com a oficina "A pesquisa no documentário" com a pesquisadora espanhola Almudena Muñoz no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa. No Cine Teatro X de Novembro, também iniciam as sessões da Mostra Infantojuvenil. Os filmes voltados para a infância e juventude serão exibidos em dois dias, quinta (26) e sexta-feira (27), com uma sessão no período da manhã (9h) e outra à tarde (15h). Já as noites do FALA São Chico serão exclusivas para a sessão dos curtas catarinenses, seguidos das produções latinoamericanas, encerrando às 21h. Cada sessão possui uma classificação indicativa diferenciada. A organização sugere que seja verificada.
 

Na sexta-feira (27),  o jornalista argentino e gerente de produção da Acequia TV de Mendoza, Sergio Romero, ministra a Oficina "Documentário com Celular". E, em parceria com o SEBRAE/SC, na Associação Empresarial de São Francisco do Sul, Acisfs, a oficina "Audiovisual para Impulsionar Pequenos Negócios" é ministrada por Fê Moreira. Na parte da tarde, a palestra "Entretenimento e impacto social", com Mariana Mecchi, Diretora de Articulação e Expansão do  ALANA - Brasil.
 

No sábado (28) o cineasta e arte-educador Fabrício Borges, ministra a oficina "A Realização de Filmes no Ambiente Escolar" e as palestras "Film Commission para o desenvolvimento do município", com o consultor de políticas públicas, Daniel Celli; e "Modelos de coprodução regional e internacional", com Malu Campos, Presidente Honorária da Red Tal - Rede Televisões da América Latina. Os interessados em participar das palestras e oficinas precisam se inscrever através da plataforma www.sympla.com.br/panvision 
 

Os filmes das mostras competitivas possuem legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE). No sábado (28), às 11h, uma sessão especial, exibindo filmes com a temática Meio Ambiente, contará com três recursos de acessibilidade:  janela de Libras, LSE e audiodescrição. 
 

Todos os dias, na Rua Dr. Hercílio Luz, em frente ao Cine Teatro, ocorrem também apresentações musicais de bandas e artistas locais, sempre a partir das 18h30. Além disso, em uma caminhada de quinze minutos pelo Centro Histórico da cidade, é possível ter a oportunidade de conhecer grandes pontos turísticos, como o Museu do Mar, ou o Parque Ecológico Municipal. 
 

No sábado (28),  último dia do Festival, a programação conta com a Feira Viver São Chico no Aterro Mercado Público das 10h às 18h. À noite, a Cerimônia de Premiação encerra o Festival de Cinema com o resultado das Mostras Competitivas. E, em seguida, fechando o Festival, a exibição de um Documentário Longa-metragem Convidado, que será divulgado na sexta-feira dia 13 de maio.
 

O FALA São Chico é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco e Associação Empresarial São Francisco do Sul. Apoio Agri Brasil e Komprão Koch Atacadista, com patrocínio ArcelorMittal. Realização Associação Cultural Panvision, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.