Design sem nome (4).jpg

Mostra Infantojuvenil do FALA São Chico reúne mais de 700 estudantes na maior escola da cidade

As sessões de cinema foram realizadas na EEB Prof. Nicola Baptista no segundo e terceiro dias do Festival

 

A maior escola pública de São Francisco do Sul, a EEB Professor Nicola Baptista, na Praia da Enseada, recebeu oito sessões da Mostra Infantojuvenil do FALA São Chico 2023. O cinema no pátio da escola foi montado e apresentado pelo projeto CineKombiClube, um cineclube itinerante baseado numa Kombi.

 

As sessões foram vistas por todos os alunos, em programações diferentes por faixa etária, do 1º ao 5º ano, 6º ao 9ª e Ensino Médio. Uma das sessões teve a presença do jovem realizador Uri Bezerra Soares, de 20 anos, que veio especialmente do Mato Grosso, com seu filme Esquecimento. A mostra foi composta ainda pelos curtas Cota Não é Esmola, de Val Gomes; La Ferroviaria, do Equador, de participantes da oficina "Living Legends"; Flores da Macambira, dirigido por crianças e adolescentes da Comunidade de Macambira/RN, através do Projeto Animação Ambiental; El Tigre y el Totumo, também de participantes da oficina “Living Legends”, da Colômbia; e Yasmin, da diretora Ludmila Curi. 

 

“O que me trouxe ao Festival foi um sonho. Ver as crianças gostando do meu trabalho, foi uma das melhores coisas que me aconteceu”, revelou Uri, que acompanhou a sessão junto do público do 1º ao 5º ano. Ele também destacou a representação na tela que os pequenos teriam com a exibição. No filme, Uri retrata um momento entre ele e o irmão mais novo, que possui a mesma idade do público.

 

Após as sessões, os alunos puderam votar para escolher o melhor filme da mostra na categoria Júri Popular. Cada uma das exibições foi seguida de uma atividade, coordenada por Camila Ayroza, bióloga à frente do CineKombiClube, envolvendo conversas sobre formação de público e dinâmicas como uma brincadeira de máquina fotográfica viva com os anos iniciais, criação de minidocs feitos com celular e elaboração de roteiro com os mais velhos. “Uma história coletiva está sendo criada e conversamos com os professores para que no futuro eles gravem essa história”, conta Camila. 

 

O CineKombiClube tem uma proposta de formação de público e de alcançar cidades e locais onde o cinema normalmente não chega. “Espalhamos essa ideia de que fazer cinema está mais perto do que a gente pensa, que é possível contar as próprias histórias”, complementa.

 

O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual, DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Navega e Naymovie. Com apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Instituto Federal Catarinense. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

 

O FALA 2023 segue até o sábado (24). A programação completa está disponível no site https://falasaochico.com.br/. Todas as atualizações do Festival podem ser acompanhadas no site e nas redes sociais @falasaochico.