Júri Oficial do FALA São Chico 2023 é formado por time de cinco profissionais
A Cerimônia de Premiação da segunda edição do Festival será hoje (24) na CineTenda, na Praia da Enseada, com a entrega do Troféu Panvision e diversos prêmios
Cinco nomes das áreas de Cinema, Comunicação, Cultura e Artes formam o Júri Oficial da segunda edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de Documentários de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2023. Os 22 filmes em competição nas mostras Curtas Catarinenses e Latinos e Infantojuvenil concorrem ao Troféu Panvision e ao Prêmio Apoiador de empresas especializadas no audiovisual. Recentemente a Associação Cultural Panvision divulgou que o valor em prêmios do FALA 2023 alcança cerca de R$ 50 mil.
Confira os profissionais que compõem o time de jurados do FALA 2023:
Cristiano Gomes é jornalista e comunicador na NSC TV. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, ele atua desde 2015 no telejornalismo, com passagens em afiliadas da TV Globo no centro-oeste, como a TV Centro América, em Mato Grosso e TV Morena, em Mato Grosso do Sul. Diariamente realiza participações no Bom Dia Santa Catarina, Jornal do Almoço e NSC Notícias.
Kátia Klock é realizadora audiovisual, documentarista, jornalista e atua desde os anos 1990 no cenário da produção multimídia. Em suas investigações autorais tem como foco temáticas sociais, culturais e artísticas. É sócia-fundadora. da Contraponto, membra do ElaSCine, da Cinemateca Catarinense ABD/SC e do Santacine - Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina.
Marianna Corrêa é doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, e diretora presidente na Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul. Tem experiência na orientação didático-pedagógica de docentes, na formação de professores, nos processos vinculados ao INEP/MEC, bem como na concepção e atualização de projetos político-pedagógicos.
Marx Vamerlatti atua no mercado audiovisual há mais de 20 anos exercendo a função de diretor de fotografia e câmera em filmes de longa-metragem, curta-metragem, documentários, séries e publicidade. É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Vídeo pela Unisul – Pedra Branca (1999-2003) com especialização no Curso de Extensão em Cinema e Vídeo da UFSC/Cinemateca Catarinense (1997-1999) e sócio efetivo da ABC (Associação Brasileira de Cinematografia).
Sergio Anansi é realizador audiovisual, professor, pesquisador e membro do Coletivo Olho Negro de Florianópolis. É especialista em Educação e Sociedade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), com pesquisa e atuação na linha de tópicos específicos em Educação na área de Políticas Públicas Educacionais das Relações Étnico-Raciais. No Coletivo Olho Negro, desenvolve projetos sobre diversidade étnico-racial, como o Lab AquilombaSul – Laboratório de Formatação de Projetos Audiovisuais Negros e a organização da disciplina acadêmica de Cinema Negro.
O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual, DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Navega e Naymovie. Com apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Instituto Federal Catarinense. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Além da categoria de Melhor Filme pelo Júri Oficial, os curta-metragens exibidos no FALA São Chico 2023 estão abertos à voto do público, e concorrem a Melhor Filme pelo Júri Popular.
A programação completa está disponível aqui no site. Todas as atualizações do Festival podem ser acompanhadas no site e nas redes sociais @falasaochico.